Você tem seguro de vida empresarial que inclui afastados? Confira isso com urgência:

Você tem seguro de vida empresarial que inclui afastados Confira isso com urgênciaNo atendimento a empresas, tenho me deparado com uma situação bem séria que preciso alertar a você:

Quando a empresa contrata seguro de vida em grupo, ela pode optar por um Capital Global (modalidade na qual ela não precisa informar a entrada e saída de colaboradores e, automaticamente, estão todos segurados), ou por uma forma em que o RH informa a movimentação de colaboradores, para que a cobrança daquele mês seja de acordo com o número exato de colaboradores informados e, consequentemente, há uma apólice para cada colaborador.

Nesta segunda forma, pode-se incluir no seguro de vida mesmo os colaboradores afastados.

Mas é aqui que surge o alerta:

Por mais de uma vez, já me deparei com a situação em que a empresa não soube informar o CID (Código Internacional de Doenças) dos colaboradores afastados, achando que já não precisou fornecer para a seguradora atual esta informação.

E como a inclusão de colaboradores afastados altera o valor de investimento no seguro de vida corporativo, para poder cotar incluindo os afastados, precisa-se do código do CID. Para que você tenha seguro contratado sem ter precisado informar o CID dos afastados, são duas possibilidades:

1 – Ou você tem um seguro no qual, na verdade, os afastados não estão incluídos (se for este o caso, eles não têm benefício);
2 – Ou seu seguro atual está com os afastados incluídos, mas sem informar quais são estes afastados (neste caso, ocorrendo algo com o colaborador, ele também acaba não tendo o benefício pelo fato de, na verdade, já estar afastado).

Para verificar qual é a situação, sugiro o seguinte:

Olhe na fatura a relação de colaboradores e verifique se os afastados constam como segurados. Se estiverem, não é a situação 1 acima. E se for a situação 2, precisa-se conferir se eles constam como afastados. Algumas seguradoras informam o CID de afastamento junto do nome do colaborador. Se não for o caso da sua seguradora atual, você pode solicitar à corretora ou à seguradora um documento que comprove que eles estão informados como afastados, e com o respectivo CID.

Assim você pode ficar tranquilo quanto à situação dos afastados e, no caso de você estar fazendo uma nova cotação, esta será feita da forma correta para você poder comparar.

Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, entre em contato!