Continuo precisando de Seguro de Vida se eu me aposentar?

A resposta para a pergunta do título depende de alguns possíveis cenários: talvez você não tenha poupado para sua maior tranquilidade na velhice, ou você pode ter parentes com alguma necessidade especial e que você ajuda financeiramente, ou você tem filhos que dependem de você, entre outras possibilidades.

 

Vamos ver duas das hipóteses em que é importante ter Seguro de Vida na aposentadoria:

 

Talvez sua preocupação seja com a necessidade de você mesmo ter renda no caso de acidente ou doença. Contudo, há o fato de, com o avançar da idade, o seguro de vida se tornar mais caro. Neste caso, leve isso em consideração: enquanto você envelhece, também espera-se que você tenha reduzido custos de forma inteligente, para sobrar tanto para o lazer quanto para os investimentos. Assim, seu patrimônio deve ter crescido com o passar dos anos. E, chegando a um ponto em que seu patrimônio e investimentos gerem a renda necessária para você se manter, haverá a possibilidade de reduzir coberturas e até eliminá-las, baixando os custos com seguros. Nesse estágio, já com um bom patrimônio, normalmente as coberturas que garantem renda em caso de afastamento temporário do trabalho ou as coberturas de invalidez são as primeiras a serem reduzidas ou eliminadas.

 

Ao mesmo tempo, se a preocupação for a de disponibilizar seu patrimônio para dependentes no caso de você vir a faltar, a conta que se deve fazer será verificando se a família têm condições de arcar com o inventário. Se não, o mesmo percentual do patrimônio que um inventário costuma custar deveria constar como cobertura do seguro de vida. Assim, a indenização pode ser utilizada para arcar com os custos, evitando o problema de endividamento ou, até mesmo, de não poder acessar os bens por não ter havido como arcar com o custo do inventário.

 

Mas se eu nunca contratei, ainda posso ter uma apólice?

Claro que sim. Dependendo da idade, a única coisa que pode acontecer é que nem todas as coberturas serão disponibilizadas pelas seguradoras, ao mesmo tempo em que poderá haver limitação de valor de cobertura por faixa etária.

 

Se você ama alguém, depende de alguém ou alguém depende de você, a verdade é que você pode e deve se beneficiar (e aos outros) com o seguro de vida.

 

Fique à vontade para enviar suas dúvidas: (47) 99619 2759 ou contato@eduardolaraseguros.com.br.