Erros frequentes de seguros que custam muito dinheiro para você corrigir com urgência:

Leia abaixo se preferir a versão em texto, ou confira as mesmas dicas no vídeo:

A maior parte dos casos abaixo comprova minha teoria de que bancos e cooperativas de crédito deveriam ser PROIBIDOS de vender Seguro. Mas não é só nestes locais que os problemas acontecem. Confira:

Um caso recente (mas que se repete com algumas variações) é o de um cliente com seguro residencial com cobertura 6x mais alta do que ele vai receber em caso de sinistro (cobertura para valor comercial, em vez de para valor necessário para reconstruir, que é o que a seguradora indeniza, mesmo que você tenha pagado a mais. Neste, e em outros casos idênticos, dimensionamos as coberturas corretamente, tanto para garantir que será recebido o valor necessário para reconstruir, como também para economizar.

Este e outros casos parecidos me deixam na dúvida se é só incompetência de quem vendeu ou se chega a ser má fé, mesmo.

Vamos a mais alguns:

Há clientes que não achavam interessante contratar seguro residencial porque a cobertura de roubo e furto garantiria, segundo informações que haviam recebido até então, um valor muito baixo de reembolso em caso de serem subtraídos bens como TV, computador, etc. Nesta situação, os clientes foram informados que, fora do banco em que haviam se informado, há seguradoras que indenizam até mesmo pelo valor de novo dos bens.

Outros casos envolvendo seguro residencial são como os de clientes que me procuram querendo renovar o de um imóvel em que eles eram inquilinos, onde eles têm a preocupação com a cobertura do conteúdo (móveis, eletro-eletrônicos, etc.), mas cuja apólice tinha cobertura apenas para o prédio (sem conteúdo). E a situação fica mais grave: normalmente não está inclusa a cláusula que reverte indenização também para o inquilino (por conta do conteúdo), já que a indenização do seguro residencial é paga para o proprietário do imóvel. Sem esta cláusula, você que é inquilino fica na dependência de contar com a boa vontade do proprietário, sem uma garantia na apólice de que receberá indenização. Aqui, é feita a orientação para cobrir também o conteúdo, e incluindo a cláusula para o inquilino receber sua parte.

Também repete-se muito a seguinte situação, quando eu tomo a iniciativa do contato: o cliente diz já ter seguro de vida. Insisto para que me fale quais são as coberturas, valores de indenização, etc. E o que se descobre? Coisas como esta: Cobertura apenas por morte, sendo que o cliente é solteiro, sem filhos, sem dependentes financeiros e, por ser autônomo, precisava de cobertura para os casos em que pudesse ficar afastado do trabalho, garantindo sua renda mesmo que não esteja trabalhando. Ou, então, quando por milagre constam as coberturas que o cliente realmente precisaria, elas estão com um valor de indenização que não garantem nenhuma tranquilidade. Exemplo: Se alguém tem uma despesa mensal de R$ 5.000, e a cobertura de invalidez é de 20 mil, é possível pagar as contas de quantos meses caso seja necessário acionar a cobertura? E depois disso, uma pessoa inválida vive como? Em casos, assim, sempre confiro primeiro quais as situações que deixariam o cliente mais desfalcado para, só depois, verificar qual seguradora atende melhor e pelo melhor preço.

Outro cliente recebeu proposta do banco para trocar o seguro de vida que eu dimensionei por um outro com coberturas mais baixas, mais caras, além de coberturas que o cliente não precisa, mas para os quais o atendente chamou a atenção como se fosse um problema o cliente já não ter isso na apólice atual. Neste caso, o cliente evitou uma enrascada, porque já estava bem informado.

Há também um erro comum que envolve situações como esta a seguir (muito frequente também em seguros resgatáveis, mas não só nestes casos): um cliente perguntou se eu trabalhava com uma seguradora específica, pois queria um seguro de vida daquela seguradora, porque ele tinha um conhecido que havia dito que era uma seguradora muito boa. De fato, se tratava de uma ótima seguradora, mas lhe falei que faria algo ainda melhor: Primeiro, verificaria quais coberturas ele precisaria. Aí, consultaria não só aquela seguradora, como também as demais igualmente boas, em busca do melhor preço. Resultado: das 4 das coberturas que o cliente precisava (Invalidez Por Acidente, Invalidez por Doença, Doenças Graves e DIT – que cobre afastamentos temporários por acidente ou doença), na seguradora que ele tanto queria, só teria duas das coberturas, sendo que uma delas é a que mais se utiliza nos seguros de vida.

Agora, lhe pergunto: neste caso acima, se ele tivesse buscado diretamente pela seguradora, você acha que teria havido a preocupação em primeiro ver o que o cliente precisa, sem haver o direcionamento para as únicas soluções disponíveis naquela companhia? Esta situação deixa claro o motivo pelo qual não se deve procurar nem banco (em que haverá apenas uma seguradora parceira para seguros), nem diretamente uma seguradora, e nem um corretor que seja apenas de uma seguradora específica.

Citei casos envolvendo Seguro de Vida e Seguro Residencial, mas há muita coisa a fazer também em Planos de Saúde e Seguro Saúde, Seguro Odontológico, Seguro Empresarial (Compreensivo), Seguro Viagem, Seguro Auto, Seguro de Frota, Seguro de Responsabilidade Civil (Profissional, Operações, Produto, Geral, D&O), entre outros. Pois só não encontro mais erros porque não falo com mais pessoas…

Convém revisar suas apólices ou por conta do dinheiro que você perde pagando a mais, ou por conta do que você perde ao não receber o que espera. Afinal, o que você deixa de receber também conta como perda.

Reafirmo que os problemas acima não ocorrem só ao contratar seu seguro no banco ou cooperativa de crédito, ou numa seguradora em especial. Por isso, o corretor de seguros precisa ser escolhido com muito critério.

Entre em contato e solicite a revisão dos seguros que você já tem, ou contrate de forma bem orientada o seu primeiro seguro: Whatsapp +55(47)99619-2759 ou e-mail contato@eduardolaraseguros.com.br.

Posso lhe ajudar independentemente de onde você mora. Estou em Blumenau, mas tenho clientes em todo o Brasil.

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