Em quanto tempo estou segurado e quanto tempo leva para receber a indenização?

 

A contratação de seguros tem algumas etapas um pouco diferentes da contratação de outros serviços. Para serviços em geral, quando você aprova o orçamento, que normalmente já é uma proposta, pode-se dar o início da prestação de serviço.

 

Nos seguros, quando você aprova a cotação (que equivale ao orçamento) ainda não está aprovada a proposta. Curiosamente, neste caso, é o cliente que faz uma proposta à seguradora. Tanto é que, assim que transmitida a proposta pelo corretor, é a seguradora que vai dizer se a aceita ou não. Então, em todos os ramos de seguros, começam a contar 15 dias para a seguradora fazer sua avaliação sobre aceitar ou não o risco.

Passado este intervalo, em mais 30 dias será emitida a apólice, mas com o seguro já valendo desde o início da vigência. Você apenas deixa de estar segurado a partir da transmissão da proposta se a seguradora se manifestar antes dos 15 dias iniciais.

 

Isso nos leva à segunda dúvida:

 

Ocorrendo um sinistro, em quanto tempo se é indenizado?

 

Por lei, assim que apresentados os documentos solicitados pela seguradora, em 30 dias a indenização deve ser paga.

 

Diferentes documentos são solicitados para diferentes tipos de sinistros, nos diferentes tipos de seguros (Automóvel, Frota, Residencial, Compreensivo Empresarial, Vida, Saúde, etc.). Portanto, na prática, o prazo dependerá também de em quanto tempo são apresentados os documentos.

 

Nessa hora, contar com a ajuda do corretor de seguros para a escolha de seguradoras de primeira linha, organizadas, e que solicitam tudo o que é necessário de uma vez só contribui para agilizar o processo.

 

Também para garantir que você está imediatamente segurado, certifique-se de receber cópia da proposta transmitida para a seguradora.

 

Dúvidas ou cotações? Entre em contato: (47) 99619 2759 ou contato@eduardolaraseguros.com.br